sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Frases

“As pessoas negociam para obter um resultado melhor do que se não negociassem.”

(William Ury/Roger Fisher)

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Frases

"Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples".

(Aristóteles)

sábado, 15 de setembro de 2007

Qual a diferença entre "vender" e "negociar"?

Na verdade, a venda é a profissão, a actividade. A negociação é a técnica, algo que está além da relação compra-venda.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Parábola do Velho Lenhador

Conta-se que um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem. No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor. Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador. Intrigado, questionou o velho homem: - Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode ser!! - Estás enganado! Disse o velho vencedor. Quando me vias sentado, na verdade, eu não estava apenas a descansar, estava também a afiar o machado.

Esta parábola mostra-nos uma lição que podemos aplicar enquanto profissionais: muitas pessoas acreditam que apenas o conhecimento técnico é suficiente para vencer os desafios do dia a dia nas empresas. No entanto, é preciso muito mais do que isto. Assim como o lenhador que acreditava que a sua jovialidade e força física eram suficientes, muitos profissionais também acreditam que apenas a competência técnica é suficiente para realizar suas tarefas na organização.

domingo, 9 de setembro de 2007

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes


HÁBITO 1 - Seja Pró activo
Ao praticar este princípio, você passa a assumir novos desafios, a aceitar responsabilidades e melhora a produtividade final.

HÁBITO 2 - Comece Com o Objectivo em Mente
Antes de começar qualquer tarefa, o resultado final deve ser mentalizado. Continuamente, deve ser avaliado se o caminho que está sendo percorrido está correcto e se levará ao destino traçado.

HÁBITO 3 - Primeiro o Mais Importante
Este hábito incentiva a pessoa a agir e dar prioridade às tarefas que mais importantes. Ensina a não perder tempo com o que não é prioritário e a focar as acções nas coisas mais importantes.

HÁBITO 4 - Pense Ganha-Ganha
Este hábito resolve conflitos e ajuda a pessoa a buscar soluções mutuamente benéficas, além de proporcionar relacionamentos pessoais e profissionais mais saudáveis e duradouros na vida pessoal e no trabalho.

HÁBITO 5 - Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido
A prática deste hábito, baseado na habilidade da escuta, favorece um entendimento mais profundo das questões e uma comunicação mais clara com as pessoas.

HÁBITO 6 - Crie Sinergia
Ensina a tirar proveito das diferenças e a descobrir opções e alternativas melhores do que o meu jeito ou o seu jeito.

HÁBITO 7 - Afine o Instrumento
A evolução contínua de cada um nas áreas social, emocional, física e intelectual, aumentará significativamente a produtividade individual e a da empresa.

Fonte

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

A Alteração do Paradigma

A função de vendedor evoluiu de transaccional para mais relacional. Antes, o momento chave era a transacção. Agora a preocupação é manter relação de confiança, dar apoio e alargar o âmbito dos serviços prestados ou dos produtos vendidos.

sábado, 1 de setembro de 2007

Competências comportamentais

Segundo estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”, (Editora Campus/Elsevier, Brasil, 1995), referem que 90% da diferença entre as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a factores relacionados a competências comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola.