quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Conto de Patos e Gansos

Um grupo gansos e outro patos, por várias razões acabaram por viver no mesmo parque. Ambos deveriam, estar na mesma situação, a de cativeiro, mas havia uma diferença entre eles.
Os gansos seguiam sempre o líder, por exemplo ninguém comia, caso o líder estivesse a tomar banho.
Em contraste, os patos, mesmo com um líder, alimentavam-se sempre que possível e nadavam para o público visitante.
Harry era um jovem ganso, ansiava por tudo isso. Muitas vezes, os seus amigos sugeriram novas formas de encontrar comida, etc. mas nunca teve coragem.
Harry tinha de respeitar tradições! "Não te lembras que as nossas regras nos manteve vivos quando estávamos a voar longas distâncias? A ordem e a hierarquia são mais importantes se você quiser sobreviver. Em todo caso, vamos transmitir as tuas ideias "revolucionárias" para o conselho de gansos e tomar uma decisão."
Harry já sabia o resultado antes do tempo: NÃO! Isso deixava-o muito infeliz.
Um dia, tentado pela fome, Harry atreveu-se a receber o alimento de uma criança que também lhe tirou uma foto. Harry sentiu estranhas sensações. Por um lado, ele estava feliz de comer e ter contacto com seres humanos, e por outro lado, sentiu-se culpado por quebrar as tradições.
O conflito emocional foi resolvido quando inesperadamente, um de seus amigos o acusou diante do líder grande, e Harry foi expulso do grupo. No entanto, por essa presunção seria recompensado. Os patos assistiram ao comportamento de Harry e foi reconhecido como um dos seus.
A partir desse momento Harry tornou-se parte do grupo de patos. Estes foram os momentos mais felizes de Harry, porque, apesar do cativeiro, estava livre para comer, nadar, jogar e agir para seres humanos.
A liderança, hierarquias, normas e cultura organizacional devem servir como orientação ou direcção, mas quando estas se tornam um "espartilho" que lhe mata a criatividade, iniciativa e motivação, formam uma barreira que impede o crescimento individual e de grupo. Além disso, a cultura organizacional tem de se adaptar às diferentes circunstâncias.

Sem comentários: