E lembre-se:
-O mais importante é que você domine as características do que está a ser negociado.
-Ter conhecimento interpessoal dos negociadores e identificar seus pontos fortes e fracos também ajuda na hora da negociação.
Etapas de uma negociação:
A negociação exige algumas etapas que devem ser seguidas e observadas. Não devemos encarar as etapas como algo rígido. Em alguns casos, pode-se suprimir uma ou outra. O importante é ter sempre presente que elas nos ajudam na sistematização do processo de negociação. São elas:
-Preparação: estabelecer objectivos que devem ser alcançados e os que a realidade permitirá atingir. Para isso é preciso reflectir sobre o comportamento do outro negociador.
-Abertura: criar um clima de abertura, reduzindo a tensão. Deixar claro os benefícios esperados do trabalho conjunto.
-Exploração: ser objectivo. Estabelecer uma reciprocidade psicológica, em que as pessoas tendem a tratar os outros da mesma forma que são tratadas.
-Apresentação: devem-se colocar claramente os objectivos e expectativas iniciais de ambas as partes.
-Clarificação: devemos considerar as objecções levantadas como oportunidades para detalhar mais o objectivo. Assumir mais uma postura de ouvinte atento.
-Acção Final: é aqui que ocorre o fechamento do negócio. Se as etapas anteriores foram bem desenvolvidas, essa etapa é facilitada. Não esquecer de oferecer opções de escolha para o outro negociador.
-Controle/Avaliação: é quando, já concluída a negociação e distante do outro negociador, verifica-se o saldo da negociação, os seus pontos positivos e negativos. Reflectir sobre o que se passou é bom para não se cometer futuramente os mesmos erros. Poucos gerentes avaliam a negociação, porque não consideram a possibilidade de voltar a negociar com a mesma pessoa.
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