terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Negociação e as semelhanças com o Xadrez

Negociação tem muitas semelhanças com uma partida de xadrez. Em ambas é preciso conhecer o outro "jogador", planear cada acção com cuidado; usar estratégias e tácticas para obter melhores posições e quase sempre, ceder peças para ganhar outras em troca. A grande diferença é que, numa negociação ideal, as partes envolvidas encerram o jogo igualmente vitoriosas.
Poderíamos dizer que NEGOCIAÇÃO é um processo em que partes distintas buscam a aceitação de suas ideias, interesses ou propósitos, tendo como objectivo comum o alcance de um resultado consensual que satisfaça a expectativa de ambas.

2 comentários:

Eduardo disse...

Interessante a comparação com o xadrez, tenho feito algumas adaptações de estratégias e princípios básicos de uma partida de xadrez aos negócios e realmente auxilia-nos nas atividades do dia a dia. Para mim a negociação reduz-se em conduzir o outro a aceitar minhas condições e também ser conduzido para chegar ao acordo que satisfaça ambas as partes, pelo menos naquele instante, e claro sem prejudicar ninguém.

Claudia Santos disse...

Não sei jogar xadrez...rsrsr