terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Táctica do caldeirão, também conhecida como Táctica do bode

Era uma vez um homem sábio que vivia numa pequena povoação. A dada altura uma mulher infeliz decidiu ir ter com ele, para lhe pedir um conselho. Ela vivia numa pequena casa, onde mal cabiam o marido e as duas crianças. Acontece que os pais de seu marido ficaram numa situação difícil, não tendo mais onde viver. Sendo boa, ela deixou que eles se mudassem para a casa já de si lotada. Não demorou muito para que a situação ficasse complicada. "O que devo fazer?", perguntou ela ao sábio. Ele alisou a barba, pensou um pouco e perguntou: "A senhora tem um bode?". "Sim", ela disse, "mas o que isso tem a ver com o meu problema?". "Eu sei o que fazer - leve o bode para dentro de casa uma semana e depois volte aqui". Ela seguiu o conselho relutantemente, mas já que ele era um sábio... Passada uma semana as coisas pioraram. Cada vez que o bode se virava, os seis moradores tinham que mudar de lugar. Era impossível dormir. A senhora em prantos, resolveu voltar ao sábio. "Estou muito pior do que antes" disse ela e lhe contou toda a história.

Ele mais uma vez alisou a barba, pensou um pouco e perguntou: "A senhora tem galinhas?". "Sim", ela disse, "mas o que isso tem a ver com o meu problema?". "Eu sei o que fazer - leve as galinhas também para dentro de casa por uma semana e depois volte aqui". Mais céptica do que nunca, ela novamente seguiu o conselho do sábio. Após uma semana, histérica, ela voltou. "Você é louco", disse ela. "Os seus conselhos não valem nada. Agora é impossível viver em minha casa. O bode se vira, as galinhas voam, os hóspedes tossem, as crianças acham penas na sopa e eu chateio-me todos os dias com meu marido. É tudo culpa sua!". Calmamente o sábio alisou sua barba, pensou mais um pouco e disse: "Cara senhora, tente mais uma coisa quando voltar para casa. Retire as galinhas. Retorne aqui em uma semana". "Esse homem maluco", pensou. Mas por via das dúvidas, decidiu seguir o conselho pela última vez. Após uma semana ela voltou. "Como se sente, minha senhora?" ele perguntou. "Isto é ridículo, mas me sinto um pouco melhor agora que as galinhas estão fora da choupana". Ele ouviu o comentário e disse: "Tenho a solução final para seu problema. Tire o bode". A senhora tirou o bode e viveu feliz para sempre com seu marido, crianças e sogros."
É desta maneira que negociadores experientes conseguem levar vantagem em seus negócios. Eles criam dificuldades artificiais (o bode) e lentamente vai retirando uma por uma, dando a impressão que está fazendo uma concessão dolorosa. Experimentem utilizar esta técnica ficará surpreendido com os resultados.

Sem comentários: