terça-feira, 5 de outubro de 2010

PROVÉRBIOS PORTUGUESES

Cala-te, tolo, com teu prejuízo.
Calado como toucinho em saco.
Calar a verdade é enterrar ouro.
Calar é a sabedoria dos tolos.
Calar e calemos, pois todos de calar temos.
Calar é louvar.

Bens relacionais

A competência emocional, as culturas individual e organizacional, bem como, a visão do ser humano e do contexto ao qual ele está inserido, são indicadores para a qualidade de um bom relacionamento interpessoal. Por sua vez, neste trabalho se entende que a o relacionamento interpessoal pode ser estimulado pela própria organização do trabalho: se em grupo ou individual, bem como pelo nível de camaradagem, confiança e solidariedade entre os membros da organização.

O relacionamento interpessoal

O trabalho é uma atividade que coloca as pessoas em relação umas com as outras, e contribui para o desenvolvimento da identidade delas. Além disso, o fato de estar em contato com os outros, serve não somente para o desenvolvimento da identidade pessoal e social, mas também para o desenvolvimento de laços de afeição duráveis.

Morin

Procura-se...é você?

Possuidor de capacidades de relacionamento interpessoal extremamente desenvolvidas.
Por outro lado, é organizado e perseverante nos seus objectivos e mantém vivos os seus contactos, o que constitui uma mais valia para as empresas onde desempenha funções.
Relacionamento fácil, objectividade, perseverança, organização e visão são algumas das qualidades visíveis!

sábado, 2 de outubro de 2010

Frase

“A imaginação é mais importante que o conhecimento.”

Albert Einstein

Contar Histórias

O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo. Afinal, tudo pode nascer dum texto!" A criança, ao ouvir histórias, vive todas essas emoções. Afinal, escutar histórias é o início, o ponto-chave para tornar-se um leitor, um inventor, um criador.

Abramovich

Não há "fórmulas mágicas"

Quem aspira ser um bom contador de histórias, deve desenvolver alguns passos importantes em seus preparativos:


1) A história a ser contada e apresentada deve estar bem memorizada.

2) Destacar e sublinhar os tópicos mais importantes, interessantes e significativos, para que na apresentação recebam a devida valorização;

3) Procurar vivenciar a história, envolver-se com ela.

4) Ao apresentar a história, falar com naturalidade e dar destaque aos tópicos mais importantes com gestos e variações de voz, é preciso ter cuidado para não exagerar.

5) Oferecer espaço aos ouvintes que querem interferir na história e participar dela.

6) Toda história e toda dramatização devem ser apresentadas com entusiasmo e paixão. Sempre devem transparecer a alegria e o prazer que elas provocam. Sem esses componentes, os ouvintes não são atingidos e logo perdem o interesse pelo que está sendo apresentado.

Aprenda a ser um contador de histórias

O contador de histórias é como o flautista mágico, enquanto ele narra tem que fazer com que os ouvintes vivenciem. O contador de histórias tem que dar entonação, tem que motivar, tem que fazer com que os ouvintes façam parte do contexto.

Maura Echamende Crippa

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Contadores de História

O mais importante para um bom contador de histórias é saber atrair e manter a atenção de seus ouvintes, envolvendo-os com os fatos narrados.
Notamos o grande valor que a história possui ,na medida em que podemos observar como os ouvintes se mantém absortos com o assunto e,como isso,modifica as suas reações e emoções,pois mesmo os mais pequenos ,ao ouvir a mesma história,por várias vezes ,mostravam as mesmas reações de espanto ou medo.
Como quem conta um conto aumenta um ponto,devemos estar sempre atentos as novas histórias e deixar, com elas ,todas as nossas emoções fluirem e nos tornarmos mais sensíveis e mais humanos.

Regina Mestriner

domingo, 8 de agosto de 2010

Julgar: avaliar, emitir opinião, formular um juízo,..

O que acontece é que quando não se está à vontade consigo próprio(a), é normal achar que são os outros que nos estão a julgar...