sábado, 24 de agosto de 2013

Era uma vez uma corrida de sapinhos!

Era uma vez uma corrida de sapinhos.
O objetivo era atingir o alto de uma grande torre. Havia no local uma multidão assistindo. Muita gente para vibrar e torcer por eles. Começou a competição. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era:
"Que pena! Esses sapinhos não vão conseguir...não vão conseguir..."
E os sapinhos começaram a desistir.
Mas havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo...
A multidão continuava gritando: "... que pena! Vocês não vão conseguir!"

E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um menos aquele sapinho que continuava tranquilo embora cada vez mais arfante.
Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele...
A curiosidade tomou conta de todos.
Queriam saber o que tinha acontecido...
E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, aí sim conseguiram descobrir que ele era surdo!
Não permita que pessoas com o péssimo hábito de serem negativas, derrubem as melhores e mais sábias esperanças de nosso coração!
Lembre-se sempre:
Há poder em nossas palavras e em tudo o que pensamos...

Portanto, procure sempre ser POSITIVO!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cinco passos para um brainstroming conjunto

1.º Deve decidir quem deve participar. Definir número pessoas, se possível incluir pessoas com acesso aos decisores, etc.

2.º Explore interesses individuais. Estes deverão ser avaliadas por outros.

3.º Invente opiniões sem compromisso. Nada do que é dito nesta fase é um compromisso, liste as ideias numa tabela para que todos vejam. Incentive ideias ousadas.

4.º Apure opções. O grupo seleciona uma lista mais pequena com as opções que possam ser desenvolvidas e consequentemente transformar as opções em soluções operacionais e realistas.

5.º Decida o que vai fazer com as ideias. Se houver decisores, questione-os de forma a indentificar soluções para facilitar a implementação das ideias. Caso contrário, defina a que decisores devem ser dirigidas as ideias e de que forma.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Frase

“Negociação é um jogo que tem jogadores, segue regras, e que pode, portanto, ser compreendido (não é aleatório) e composto mediante uma série de eventos às vezes previsíveis.”, de Roy Lewicki e Alexander Hiam.

sábado, 17 de agosto de 2013

O Poder e a Negociação


Entende-se como poder a capacidade de fazer com que as coisas sejam realizadas e de exercer controle sobre os acontecimentos, sobre pessoas, situações e sobre si próprio.

Em uma negociação competitiva, é desejável trabalhar no sentido de aumentar o próprio poder e reduzir o poder do outro negociador.

O poder permite-lhe influenciar as pessoas e alcançar seus objectivos.

Todos nós temos muito poder é uma questão de crença pessoal. Os negociadores que acreditam possuir poder transmitem essa crença aos outros e obtêm acordos muitos melhores do que os que acreditam não ter poder.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Algumas frases úteis durante uma negociação

Por favor, corrija-me se eu estiver errado.
Reconheço o que você tem feito por mim. Mas o problema é...
Minha preocupação é em usar critérios justos.
Gostaria de resolver isso não com base no interesse pessoal ou poder, mas sim, nos princípios.
Qual é o princípio por trás da sua acção?
Deixe-me ver se entendo o que o Sr. está a dizer.
Deixe-me mostrar-lhe onde tenho dificuldade de acompanhar o seu raciocínio.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Casos da Vida

Caso 1:
Ía uma jovem a passear com o seu namorado, quando ouviram uns empregados de umas obras gritar: - Oh Menino, não a leves a passear, leva-a mas é para um lugar escuro!!! O rapaz, muito envergonhado, segue o seu caminho com a namorada e passam por um parque onde estão vários reformados sentados que ao vê-los começam às bocas ao noivo: - De mãozinha dada com a miúda, devias é levá-la para um lugar escuro, ó menino!!! O rapaz, cada vez mais envergonhado, decidiu levar a namorada a casa e despede-se: - Então até amanhã, meu amor! A noiva responde-lhe: - Até amanhã, surdo de m*!!!
Conclusão: Escuta e põe em prática os conselhos dos consultores externos pois são gente com experiência. Se não o fizeres, a tua imagem e a tua gestão empresarial ver-se-ão seriamente deterioradas.

Caso 2:
Um réu, condenado a prisão perpétua por assassínio em primeiro grau, consegue fugir ao fim de 25 anos na prisão. Ao fugir, entra numa casa onde dorme um jovem casal. O assassino ata o homem a uma cadeira e a mulher à cama. A seguir, encosta o seu rosto ao peito da mulher, levantando-se deseguida e saindo a seguir do quarto. Imediatamente, arrastando a cadeira, o marido aproxima-se da esposa e diz-lhe: - Meu amor, este homem não vê uma mulher há anos. Eu vi-o beijando-te o peito e aproveitando que ele se afastou um pouco, quero pedir-te que cooperes com ele e faças tudo o que ele te pedir. Se ele quiser alguma coisa contigo não o evites e finge que gostas. Por favor, não o afastes. As nossas vidas dependem disso!!! Sê forte, minha linda, eu amo-te. A jovem esposa diz ao marido: - Querido, estou reconhecida que penses assim! Efectivamente este homem não vê uma mulher há anos, no entanto não estava a beijar-me o peito. Estava a dizer-me ao ouvido que gostou muito de ti... Sê forte, meu lindo; eu também te amo muito.
Conclusão: Não estar verdadeiramente informado pode trazer sérios inconvenientes. A informação actualizada e exacta é fundamental para sair com êxito doataque de competência desleal e assim evitar surpresas desagradáveis.

Caso 3:
Um rapaz vai a uma farmácia e diz ao farmacêutico: - Senhor dê-me um preservativo. A minha namorada convidou-me para ir jantar esta noite lá a casa, já saímos há três meses...o jovem sai da farmácia. De imediato, volta a entrar, dizendo: - Senhor, é melhor dar-me outro, porque a irmã da minha namorada, é uma boazona de primeira,... e como vou jantar hoje lá a casa...o jovem sai da farmácia. Chega a hora da comida e o rapaz está sentado à mesa com a sua namorada ao lado, a mãe e a irmã à frente. Nesse instante entra o pai da namorada e senta-se também à mesa. O rapaz, baixa imediatamente a cabeça, une as mãos e começa a rezar: - Senhor, abençoa estes alimentos, bzzzz, bzzzz, bzzzz,...damos-te graças por estes alimentos. Passa um minuto e o rapaz continua de cabeça baixa rezando:- Obrigado Senhor por estes dons, bzzz, bzzz, bzzz....Passam cinco minutos e prossegue: - Abençoa Senhor este pão, bzzz, bzzz, bzzz...Passam mais de dez minutos e o rapaz continua de cabeça baixa rezando. Todos se entreolham surpreendidos e a namorada diz-lhe ao ouvido: - Meu amor, não sabia que eras tão crente...!!! - E eu não sabia que o teu pai era farmacêutico !!!
Conclusão: Não comente os planos estratégicos da empresa com desconhecidos, porque essa inconfidência pode destruir a sua própria organização.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Técnica de Divisão - Técnica do Salame


Muitas vezes apelidada de técnica do salame, esta analogia prende-se com o facto de ser mais simples comer um salame quando este é cortado em pequenas porções. Esta técnica consiste em fragmentar a negociação ponto por ponto, sem globalizar os resultados parciais. Através de um conjunto de compromissos paralelos, a parte adversa tende a fazer mais concessões, nomeadamente se estas forem apresentadas aos poucos, conduzindo ao mesmo ou a melhor resultado final. 

Numa estratégia ofensiva esta técnica permite ao negociador demarcar os pontos fortes, ordenando, então, a sequência das suas acções. Esta técnica pode ser englobada em diferentes estratégias e permite, igualmente, descobrir pontos fracos na parte adversa. 

O método funciona também para uma estratégia defensiva, sobretudo se a parte interessada possui uma certa força e algum tempo. A resistência, ponto por ponto, conduz ao desgaste da parte contrária. Concorre, simultaneamente, para uma saída selectiva resultante de um compromisso limitado, sem que a posição de conjunto seja realmente afectada.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A persuasão

A persuasão significa impor subtilmente aos outros a nossa vontade, fazendo-a prevalecer sobre objecções e render a outra pessoa ao nosso modo de pensar. Um negociador experiente usa, assim técnicas de persuasão construtivas e subtis que procuram satisfazer as necessidades das duas partes.

domingo, 11 de agosto de 2013

Liderança

A energia é um componente muito importante para um líder. Aliás, ele não pode ser apático ou acomodado diante de determinadas situações, mesmo que sejam difíceis.