domingo, 31 de outubro de 2010

Reflexão sobre importância

Um pensamento atribuído a Buda: Certa vez, perguntaram a ele: “O que mais o surpreende na humanidade mestre?” E ele respondeu: “Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.”

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os 8 papéis vitais da Amizade

1. Incentivadores
São aqueles que sempre incentivam você a correr em direção às suas metas. Eles investem no seu desenvolvimento e possuem interesse genuíno no seu sucesso.

2. Campeões
Amigos leais, ficam ao seu lado e das coisas nas quais você acredita. Não só o elogiam na sua presença como também “cobrem a sua retaguarda”, saindo em sua defesa quando você não está presente.

3. Colaboradores
Aquelas pessoas que têm interesses em comum e podem compartilhar com você uma paixão por esportes, hobbies, religião, trabalho e filmes.

4. Companheiros
Estão sempre presentes, sejam quais forem as circunstâncias, e têm um vínculo praticamente indestrutível com você. São amigos pelos quais você arriscaria sua vida.

5. Comunicadores
Esses favorecem a socialização e aumentam a rede de contatos, apresentando você a outras pessoas e ainda conseguem acesso a diversos recursos.

6. Energizadores
São os amigos divertidos que levantam o ânimo e fazem de tudo para energizar e melhorar o seu astral. Estão sempre fazendo e dizendo coisas para que você se sinta melhor.

7. Instigadores
Amigos que ajudam você a expandir os seus horizontes, incentivando-o a acolher novas ideias e oportunidades. Essas pessoas ampliam suas perspectivas e fazem de você uma pessoa melhor.

8. Guias
Aqueles que dão conselhos e mantêm você na linha certa. São os amigos certos para compartilhar seus objetivos e sonhos.

Tom Rath

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pensamento

"Um sorriso significa muito. Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o oferece. Dura apenas um segundo, mas a sua recordação, por vezes, nunca se apaga."

(Autor desconhecido)

domingo, 24 de outubro de 2010

Gerir e controlar o stress

O stress pode ser designado como um conjunto de reacções que vão alterar o equilíbrio físico, mental e emocional. Apesar de ser um mecanismo normal e até benéfico, quando em excesso, vai afectar negativamente o organismo.

Em situações constantes de stress, os níveis da hormona cortisol podem aumentar excessivamente. Isto vai originar o aumento da pressão arterial, catabolismo muscular, insónias, aumento dos níveis de açúcar no sangue levando a insulina-resistência, diabetes, factores que podem levar a um aumento do apetite, aumento de peso e aumento da acumulação da gordura, sobretudo na zona abdominal. A produção excessiva de cortisol vai ainda limitar a quantidade de hormona tiroideia produzida, o que por sua vez pode potenciar a acumulação de gordura e tornar o metabolismo mais lento.

Controlar os sonhos

Muitas pessoas não sabem que sonham, apesar de todos sonharem, outras não tem domino sobre o mesmo e sofrem por isso, pesadelos sem controles, outras conseguem perceber que estão sonhando mas não conseguem fazer nada, mas pasmem, existem pessoas que controlam seus sonhos, mas porque isso é interessante, porque iria querer controlar meus sonhos.

Controlar a ansiedade

A ansiedade corresponde a um estado geral de apreensão. Pode ser desencadeada pela antecipação de um acontecimento particular, como um exame escolar ou médico, ou entrevista para emprego, etc. Resumindo, quando receamos algum mal, o próprio facto de o recearmos atormenta-nos enquanto o aguardamos. A família deveria dar apoio e não trivializar o transtorno de ansiedade ou cobrar melhoras sem tratamento. As terapias tradicionais podem indiretamente melhorar a ansiedade por meio do autoconhecimento, mas são pouco efetivas em curto e médio prazo. Também existem medicamentos comprovadamente eficazes no tratamento dos transtornos de ansiedade.

SAIR DESTA CRISE

Não importa qual a sua situação financeira, pois independentemente dela posso dizer-lhe que não economiza o suficiente, quase com 100% de certeza que tem um gasto desnecessário, ou que poderia melhorar.
Esta afirmação é bastante estranha, pois não o conheço, não sei quanto ganha, quanto gasta, com quem vive, nem os seus hábitos, quanto gasta por dia, por hora, só você pode fazer essa analise rigorosa.
Então o PRIMEIRO passo para ter um bom plano financeiro é saber rigorosamente quais são os seus gastos.
Então elabore uma lista dos seus gastos e quanto gasta em cada um deles por mês, casa, luz, água, gás, supermercado, gasolina se tiver carro, transportes se usar transportes colectivos, telefone, tvcabo, caso tenha mais gastos acrescente nesta lista. só assim saberá ao certo quanto gasta.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Histórias

Um certo dia houve tanto frio que um passarinho congelou e caiu da árvore em que estava abaixo.
Ao fim de algum tempo passou uma vaca.
A vaca olhou para o passarinho congelado, dá dois passos em frente, pára e caga mesmo em cima do passarinho, deixando-o apenas com a cabeça de fora.
O passarinho ficou muito enojado, mas como a merda estava quente, começou a aquecer e a descongelar.
Ao fim de mais algum tempo o passarinho, sentindo-se já confortável, começou a cantar.
Um gato que ia a passar ouviu o canto do passarinho a sair do pedaço de merda, foi até lá, viu o passarinho e... comeu!
Moral da história: Nem sempre quem te caga em cima te quer mal, nem sempre quem te tira da merda te quer bem e, sempre que te sentires confortável, mesmo que estejas na merda... bico calado!
Na NET.

Anedota

Estão dois advogados num autocarro.
Nisto, um assaltante entra no veículo e começa a assaltar toda a gente.
Disfarçadamente, um dos advogados passa uma nota de 100 euros ao outro e diz baixinho:
- Olha, estes são os 100 euros que eu te estava a dever...

Pensamento

"Cabe-nos cada vez mais dinamizar as pessoas para viverem a sua liberdade própria, para executarem o seu trabalho pessoal, para agirem concretamente na abolição das desigualdades. Para isso mais importante que a doutrinação, é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem."

Francisco Sá Carneiro

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Teoria do "Cala-te tolo!"

O Pai diz ao filho,
Cala-te TOLO,
Cala essa boca toleirão,
Ninguém te mandou falar,
E não maces o teu irmão.

Vai é para o campo trabalhar,
Para ver se mereces comer pão.

PROVÉRBIOS PORTUGUESES

Cala-te, tolo, com teu prejuízo.
Calado como toucinho em saco.
Calar a verdade é enterrar ouro.
Calar é a sabedoria dos tolos.
Calar e calemos, pois todos de calar temos.
Calar é louvar.

Bens relacionais

A competência emocional, as culturas individual e organizacional, bem como, a visão do ser humano e do contexto ao qual ele está inserido, são indicadores para a qualidade de um bom relacionamento interpessoal. Por sua vez, neste trabalho se entende que a o relacionamento interpessoal pode ser estimulado pela própria organização do trabalho: se em grupo ou individual, bem como pelo nível de camaradagem, confiança e solidariedade entre os membros da organização.

O relacionamento interpessoal

O trabalho é uma atividade que coloca as pessoas em relação umas com as outras, e contribui para o desenvolvimento da identidade delas. Além disso, o fato de estar em contato com os outros, serve não somente para o desenvolvimento da identidade pessoal e social, mas também para o desenvolvimento de laços de afeição duráveis.

Morin

Procura-se...é você?

Possuidor de capacidades de relacionamento interpessoal extremamente desenvolvidas.
Por outro lado, é organizado e perseverante nos seus objectivos e mantém vivos os seus contactos, o que constitui uma mais valia para as empresas onde desempenha funções.
Relacionamento fácil, objectividade, perseverança, organização e visão são algumas das qualidades visíveis!

sábado, 2 de outubro de 2010

Frase

“A imaginação é mais importante que o conhecimento.”

Albert Einstein

Contar Histórias

O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo. Afinal, tudo pode nascer dum texto!" A criança, ao ouvir histórias, vive todas essas emoções. Afinal, escutar histórias é o início, o ponto-chave para tornar-se um leitor, um inventor, um criador.

Abramovich

Não há "fórmulas mágicas"

Quem aspira ser um bom contador de histórias, deve desenvolver alguns passos importantes em seus preparativos:


1) A história a ser contada e apresentada deve estar bem memorizada.

2) Destacar e sublinhar os tópicos mais importantes, interessantes e significativos, para que na apresentação recebam a devida valorização;

3) Procurar vivenciar a história, envolver-se com ela.

4) Ao apresentar a história, falar com naturalidade e dar destaque aos tópicos mais importantes com gestos e variações de voz, é preciso ter cuidado para não exagerar.

5) Oferecer espaço aos ouvintes que querem interferir na história e participar dela.

6) Toda história e toda dramatização devem ser apresentadas com entusiasmo e paixão. Sempre devem transparecer a alegria e o prazer que elas provocam. Sem esses componentes, os ouvintes não são atingidos e logo perdem o interesse pelo que está sendo apresentado.

Aprenda a ser um contador de histórias

O contador de histórias é como o flautista mágico, enquanto ele narra tem que fazer com que os ouvintes vivenciem. O contador de histórias tem que dar entonação, tem que motivar, tem que fazer com que os ouvintes façam parte do contexto.

Maura Echamende Crippa

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Contadores de História

O mais importante para um bom contador de histórias é saber atrair e manter a atenção de seus ouvintes, envolvendo-os com os fatos narrados.
Notamos o grande valor que a história possui ,na medida em que podemos observar como os ouvintes se mantém absortos com o assunto e,como isso,modifica as suas reações e emoções,pois mesmo os mais pequenos ,ao ouvir a mesma história,por várias vezes ,mostravam as mesmas reações de espanto ou medo.
Como quem conta um conto aumenta um ponto,devemos estar sempre atentos as novas histórias e deixar, com elas ,todas as nossas emoções fluirem e nos tornarmos mais sensíveis e mais humanos.

Regina Mestriner