quarta-feira, 17 de março de 2010

Anedota

Um mendigo aproxima-se de uma loira cheia de sacos de compras da Louis Vuitton, e diz-lhe:

- Madame, eu estou sem comer há 4 dias.

E a madame:

- Oh Meu Deus! Como eu gostaria de ter a sua força de vontade!

domingo, 14 de março de 2010

Anedota - Estratégias de venda

- Trago aqui belíssimos sabonetes...
- Não quero!
- Desculpe tê-la incomodado, minha senhora, mas julguei que a sua vizinha não tinha razão!
- Mas... o que foi que ela disse?
- Que escusava de bater à sua porta porque a senhora nunca se lavava!
- Ora, a atrevida! Dê-me meia dúzia de sabonetes!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Indisciplina, Violência, Bullying e Conflito em Contexto Escolar

“A escola é, cada vez mais, o local privilegiado, não só para novas aprendizagens escolares, mas também para aprendizagem sociais, que incluem o relacionamento e o saber estar com os outros. Esta aprendizagem implica, inevitavelmente, passar por situações de conflito com os colegas e saber lidar com elas da melhor maneira. O modo como se lida com os conflitos é preditor do ajustamento psicológico actual e futuro.
O conflito [entre pares] ocorre quanto as crianças e adolescentes se opõem mutuamente às acções ou ideias uns dos outros (…). Embora não possa ver visto apenas como um tipo de interacção negativa, o conflito poderá ter consequências nefastas para a socialiação das crianças e adolescentes (…) e é muitas vezes resultante de dificuldades a nível das relações interpessoais.”

In Raimundo & Marques Pinto (2007). Conflito entre pares, estratégias de coping e agressividade nas crianças e adolescentes. Psychologica, nº. 44, pp. 135-156.

Negociação e Mediação

Na negociação a resolução do problema é levada a cabo voluntariamente pelas partes em conflito e pode ser efectivada de uma forma formal ou informal. Na mediação a resolução do problema implica sempre a existência de uma pessoas imparcial ao conflito que terá por função facilitar a identificação e a construção da solução para o conflito.

É imprescindível saber escutar

É imprescindível saber escutar. O saber escutar cria empatia, a empatia cria, facilita e permite a obtenção de um ambiente mais propicio ao encontro de soluções satisfatórias para o conflito.

Capacidade da gestão de conflitos

Todos sabemos que os conflitos, se não resolvidos, provocam mal estar, ambientes conturbados, situações desgastantes que conduzem unicamente à desmotivação e a processos recorrentes que não conduzem a lado nenhum.
Será portanto, claro que o gerir conflitos, o solucioná-los será o que de melhor se pode fazer, pois todo o processo que rodeia esta resolução, implica, tal como foi visto, processos de comunicação (escuta activa), empatia, que acabam por se traduzir numa mais valia, em termos cognitivos, afectivos, para as partes envolvidas.