sábado, 31 de outubro de 2009

The Negotiation

However, if you need to resolve a major disagreement, then make sure you prepare thoroughly. Using our free worksheet, think through the following points before you start negotiating: what do you want to get out of the negotiation? What do you think the other person wants? What do you and the other person have that you can trade? What do you each have that the other wants? What are you each comfortable giving away? If you dont reach agreement with the other person, what alternatives do you have? Are these good or bad? How much does it matter if you do not reach agreement? Does failure to reach an agreement cut you out of future opportunities? And what alternatives might the other person have? What is the history of the relationship? Could or should this history impact the negotiation? Will there be any hidden issues that may influence the negotiation? How will you handle these?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Motivação

* A esperança é o fundamento de toda a motivação,
* Há que saber distinguir entre Motivação e manipulação,
* Saber distinguir entre atitude motivadora e incentido motivador.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pensamento

"A ideia generalizada de que o sucesso estraga as pessoas torando-as ocas, egoístas e auto-complacentes é falso. Pelo contrário, contrubui para que sejam humildes, tolerantes e simpáticas. O insucesso torna as pessoas curéis e amargas."
Somertset Maugham

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Leis da Motivação

1. Temos de estar motivados para motivar,
2. Motivação requer uma meta,
3. A motivação não dura sempre,
4. A motivação requer reconhecimento,
5. A participação motiva,
6. Os nossos progressos motivam-nos,
7. Um desafio só motiva se puder ser ganho,
8. Toda a gente possui um rastilho motivacional,
9. É motivador pertencer a um grupo.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Frase

"Um homem persuadido contra a vontade manterá sempre a sua opinião."

Howard Lago

Factores Motivadores

Há aquele excelente exemplo de pessoa que visita uma obra. Dirige-se a um pedreiro e pergunta-lhe o que está a fazer, ao que ele responde: "Estou a assentar tijolo." Faz a mesma pergunta a um segundo pedreiro, que responde: "Estou a fazer uma parede." Finalmente, pergunta o mesmo a um terceiro pedreiro. Este responde: "Estou a construir uma casa."

É óbvio que o terceiro pedreiro sentia que fazia parte de um projecto e, quase de certeza, que se achava muito importante.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Atitude Motivadora

A atitude motivadora consiste na forma como as pessoas pensam e sentem. É a sua auto-confiança, o acreditar nas suas capacidades, a sua atitude para coma vida, ser positivo ou negativo. É como se sentem em relação ao futuro e como reagem face ao passado. Todos nós, mais cedo ou mais tarde, acabamos por ter a certeza sobre a atitude certa.

sábado, 17 de outubro de 2009

Pontos universais a todos os tipos de negociações

A negociação pressupõe a existência de duas partes (negociação bilateral) ou de várias pessoas ou entidades,

A procura da negociação verifica-se quando se eleva o/um conflito de interesses entre várias pessoas ou entidades,

Não existe negociação se não houver uma perspectiva/expectativa de influência de cada uma das partes sobre as restantes,

Num dado momento, a preferência pela negociação sobrepõe ao estabelecimento de uma disputa que gera hostilidade e resistência à resolução dos problemas,

Cada uma das partes apresenta-se na negociação com prespectiva que irá conceder algo na esperança de receber um benefício de igual ou maior interesse para si,

A relação dos elementos tangíveis e intangíveis, no decorrer da negociação, obriga ao estabelecimento de uma equação cuidadosa e a uma análise quanto ao seu grau de importância.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Conto de Patos e Gansos

Um grupo gansos e outro patos, por várias razões acabaram por viver no mesmo parque. Ambos deveriam, estar na mesma situação, a de cativeiro, mas havia uma diferença entre eles.
Os gansos seguiam sempre o líder, por exemplo ninguém comia, caso o líder estivesse a tomar banho.
Em contraste, os patos, mesmo com um líder, alimentavam-se sempre que possível e nadavam para o público visitante.
Harry era um jovem ganso, ansiava por tudo isso. Muitas vezes, os seus amigos sugeriram novas formas de encontrar comida, etc. mas nunca teve coragem.
Harry tinha de respeitar tradições! "Não te lembras que as nossas regras nos manteve vivos quando estávamos a voar longas distâncias? A ordem e a hierarquia são mais importantes se você quiser sobreviver. Em todo caso, vamos transmitir as tuas ideias "revolucionárias" para o conselho de gansos e tomar uma decisão."
Harry já sabia o resultado antes do tempo: NÃO! Isso deixava-o muito infeliz.
Um dia, tentado pela fome, Harry atreveu-se a receber o alimento de uma criança que também lhe tirou uma foto. Harry sentiu estranhas sensações. Por um lado, ele estava feliz de comer e ter contacto com seres humanos, e por outro lado, sentiu-se culpado por quebrar as tradições.
O conflito emocional foi resolvido quando inesperadamente, um de seus amigos o acusou diante do líder grande, e Harry foi expulso do grupo. No entanto, por essa presunção seria recompensado. Os patos assistiram ao comportamento de Harry e foi reconhecido como um dos seus.
A partir desse momento Harry tornou-se parte do grupo de patos. Estes foram os momentos mais felizes de Harry, porque, apesar do cativeiro, estava livre para comer, nadar, jogar e agir para seres humanos.
A liderança, hierarquias, normas e cultura organizacional devem servir como orientação ou direcção, mas quando estas se tornam um "espartilho" que lhe mata a criatividade, iniciativa e motivação, formam uma barreira que impede o crescimento individual e de grupo. Além disso, a cultura organizacional tem de se adaptar às diferentes circunstâncias.

Frase

Ás pessoas peço pouco, tentando dar muito, não espero nada em troca e acabo por fazer um bom negócio

Francois Fénelon

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Negociação

Tem tanto de fascinante como de complexa, a negociação é uma arte que forma parte da nossa vida quotidiana, tanto a nível profissional como pessoal. Para muitos a negociação é algo de mais inato, enquanto para outros é uma arte que pode ser desenvolvida e melhorada, mediante técnicas especificas e poderosas.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO - O teste da banheira

Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao director:
- Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?
O director respondeu:
- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.
- Ah! Entendi. - disse o visitante. Uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.
- Não! - respondeu o director - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?

Nunca se esqueça, a vida tem muito mais opções do que imagina!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Canal do Panamá

A finalização e as negociações do canal do Panamá, são uma das maiores proezas da engenharia moderna, para conseguirem uma ligação vital entre dois oeanos, e que levaram várias décadas. Em 1881 uma empresa francesa a Compagnie Nouvelle du Canal do Panama, assinou os contratos para fazer o canal, no entanto em 1989 a Compagnie caiu na bancarrota, onde perdeu à volta de 287 milhões de dólares e aproximadamente 20.000 vidas durante o projecto. Nesse mesmo ano os Estados Unidos apercebeu-se de que este canal era vital para os seus próprios interesses.

domingo, 11 de outubro de 2009

Esforço conjunto dos interessados

A principal preocupação durante a negociação deve ser encontrada uma solução que melhor serve as necessidades da organização. Os egos devem ser anulado em favor do bem maior.

Um bom negociador entrar em negociações com uma compreensão completa dos objetivos gerais do projeto e como cada requisito de negócio contribui para o todo. Só colocando todos os elementos do contexto pode entender onde o negociador compromissos pode ser feita sem pôr em perigo o sucesso do projeto. Todos os envolvidos na negociação das partes interessadas devem estar dispostos a um compromisso.

Se a consulta prévia com as partes interessadas foi realizado correctamente, o processo de negociação provavelmente irá correr mais suavemente.

Negociação das partes interessadas é um processo controlado que procede a uma agenda fixa, os horários e prazos deverão se cumpridos.

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Estamos sempre a negociar

Não resta a menor dúvida que negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. A negociação é o processo de alcançar objectivos através de um acordo nas situações em que existem interesses individuais e comuns. A questão que se coloca é como fazê-lo com a máxima efectividade.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O poder de um Não positivo

Quantas vezes por dia ouve a palavra NÃO, é sem dúvida uma das palavras mais presentes no nosso dia a dia, assim como é também potencialmente a mais destrutiva e, para a maior parte das pessoas, a mais difícil de dizer. No entanto, quando a usamos de forma correcta tem o poder de transformar profundamente a nossa vida.

Descubra o que foi numa vida passada

Para descontrair! Acredita em vidas passadas? Depois de surgirem páginas na internet que lhe indicam quando vai morrer, surge agora um site que lhe indica o que foi na vida passada.

Muitos afirmam que há vida para além da morte e outros tantos apregoam que todos vivemos várias vidas, e que cada vida surge em função do que fizemos no passado.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Frase

"É um jogador do plantel, sabemos do que é capaz, mas tem de o provar todos os dias. Para o bem da sua carreira, espero que cumpra o que prometeu. Não podemos andar agarrados ao passado", disse Paulo Sérgio (treinador de futebol).

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Anedota

Dois caranguejos amigos (mas muito desconfiados um com o outro) andavam a passear na praia.
A certa altura encontraram um chouriço.

Diz um para o outro:
- Olha, já temos lanche, mas agora falta o pão, vais tu buscar pão!
- Eu não! diz o outro, depois tu comes o chouriço!
- Então vamos tirar à sorte.

Assim fizeram, e o caranguejo escolhido fartou-se de repetir:
- Eu vou buscar pão mas tu não tocas no chouriço até eu chegar!
- Tá bem diz o outro! Passaram horas, dias, semanas, meses, a maré enchia e vazava e o caranguejo sempre em cima do chouriço para ele não fugir.

Ao fim de alguns anos, o caranguejo já velho e barbudo, lá continuava em cima do chouriço.
Até que pensou:
Ele já morreu, nunca mais aparece e estou eu aqui feito parvo a guardar o chouriço, vou mas é comê-lo.
Quando este se prepara para deitar a boca ao chouriço, salta o outro de trás de uma pedra e diz:
- Se tocas no chouriço não vou buscar o pão!

domingo, 4 de outubro de 2009

"Os Quatro Pilares da Autoestima" - F. Potreck-Rose e G. Jacob

1. Autoaceitação: É a postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. Inclui elementos como estar satisfeito e de acordo consigo mesmo, respeito a si próprio, ser "um consigo mesmo" e se sentir em casa no próprio corpo;

2. Autoconfiança: É a postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. Inclui as convicções de saber e conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo;

3. Competência social: É a experiência de ser capaz de fazer contactos. Inclui saber lidar com outras pessoas, sentir-se capaz de lidar com situações difíceis, ter reações flexíveis, conseguir sentir a ressonância social dos próprios actos, saber regular a distância-proximidade com outras pessoas;

4. Rede social: É estar ligado em uma rede de relacionamentos positivos. Inclui uma relação satisfatória com o parceiro e com a família, ter amigos, poder contar com eles e estar à disposição deles, ser importante para outras pessoas.

Os dois primeiros pilares representam a dimensão intrapessoal da autoestima, os outros dois a sua dimensão interpessoal. O tratamento consiste em diferentes exercícios que têm por fim capacitar a pessoa a realizar cada um desses passos dos diferentes pilares. Mas antes de se começar o trabalho no primeiro pilar há um trabalho preparatório dedicado à formação do amor-próprio ou cuidado consigo mesmo (al. Selbstzuwendung), que se desenvolve em três passos:
(i) Tornar-se atento e consciente das próprias emoções, sentimentos, sensações, necessidades corporais e psíquicas.
(ii) Relacionar-se respeitosa e amorosamente consigo mesmo.
(iii) Cuidar de si.
Os exercícios incluem técnicas de relaxamento, técnicas para lidar com o crítico interno e de se tornar consciente das partes positivas de si, e muitas técnicas de reestruturação cognitiva e de autoreforço, típicas da terapia cognitivo-comportamental.

4 PASSOS PARA O SUCESSO parte 1

4 PASSOS PARA O SUCESSO parte 2

Estimule a memória e o cérebro

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Frase

"O desconforto é parte integrante da condição humana, há alturas na vida em que temos mesmo de engolir o sapo".