segunda-feira, 27 de julho de 2009

Proactividade

Um rapaz Alentejano vai trabalhar para um daqueles grandes Hipers na América e ao fim do primeiro dia o chefe pergunta-lhe quantas vendas tinha feito. - Uma. - Uma venda? Isso é muito mau!!! Os meus vendedores normalmente fazem entre 25 a 30 vendas por dia!! Ora diz lá de quanto foi a venda... - 757.326,45 EUROS - O quê?????? Mas afinal o que é que vendeste????? - Ora, primeiro vendi ao freguês um anzol pequeno, depois um anzol médio, e a seguir um anzol grande! ...Com tanto anzol vendi-lhe uma cana de pesca! ...Perguntei onde é que ele ia pescar e ele disse para a costa. Claro que lhe expliquei que para a costa era melhor ter um barco! Então levei-o à secção de barcos de recreio e vendi aquele Silver Esprit com os dois outboard que o gajo até se passou!...Conversa puxa conversa e ele disse que o carro dele era um Fiat Uno... e eu disse-lhe que para puxar o barco ele precisava dum 4x4! Então fomos direitinhos ao stand e vendi-lhe aquele Range Rover que lá estava. - Muito bem! Deves ser mesmo bom para venderes isso tudo a um gajo que só queria um anzol pequeno!!! - Qual anzol qual quê!!! Ele só cá vinha comprar uma caixa de TAMPAX para a mulher... e eu disse-lhe 'já que tem o fim-de-semana lixado, mais vale ir à pesca..

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Há que poupar

FILHO: Pai, dá-me 50 Euros?
PAI: 40???? pra quê 30 se 20 dá ... te dou 10 gasta 5 e traz o troco!!!

domingo, 12 de julho de 2009

Gestão de Carreira

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. Vemos o caso do futebolista Cristiano Ronaldo, é um vencedor porque persegue objectivos e trabalha. Resumindo, apenas com muita perseverança, se pode chegar ao topo.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Concessões

Diga sim… mas não logo de início. Brian Clegg.

Você está em uma negociação importante (todas são importantes…), bem perto de ver o negócio fechado e seu Cliente o pressiona por concessões (descontos, prazos de pagamento, parcelamento, o que for…). O que ele está pedindo (ou impondo) é aceitável - até dá pra fechar o negócio nas condições que ele pede. Você deve ceder?

Sua primeira vontade é concordar imediatamente para resolver logo a questão, mas…

Mas, nem sempre essa é a reacção adequada - ao concordar imediatamente, a outra parte pode entender que poderia pedir mais e, certamente, irá pedir, logo adiante, colocando Você numa “saia justa”…

Ao invés de concordar imediatamente, pense nisso: jamais diga “sim” logo de saída. Antes disso:

Valorize muito bem suas condições propostas, para somente depois, abrir alguma concessão (já escrevi aqui antes: “jamais dê algo de graça”);

Explore bem todas as oportunidades possíveis: ajuste a proposta inicial, revise os serviços propostos, investigue as razões verdadeiras do pedido de desconto, para, somente então, abrir parte das concessões pedidas.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Gato Prodígio

Um rapaz algarvio foi estudar para a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), e cometeu a estupidez de gastar o dinheiro todo que o pai lhe tinha dado no primeiro mês do primeiro período. Desesperado e teso, magicou uma maneira de rapar uns cobres ao velhote, e então telefonou-lhe: - Olá, pai, tudo bem? Olha, aqui a faculdade de veterinária engendrou uma maneira de ensinar os animais a falar, e se quiseres, eles aceitam o Boby no curso. - Ai sim!!!??? Mas isso é fantástico, dava muito jeito ter cá em casa alguém com quem falar quando estás para fora... Mas o que é que temos que fazer!!!??? - É fácil, basta mandares para cá o Boby e 1000 euros. O pai mandou o gato e o dinheiro, mas passado um mês já não restava nenhum, e o rapaz voltou a telefonar ao pai: - Então, filho, como estão as aulas do Boby!!!??? - Nem queiras saber, pai as coisas estão a correr tão bem que agora os meus professores querem pôr-lo num curso de leitura!!! - Ena, pá, isso é que era bom, porque assim já tínhamos alguém para ler as cartas quando não estás cá!!! Como é que se faz para o inscrever nisso!!!??? - É fácil, manda para cá 2500 euros que eu trato de tudo!!! Entretanto acabou o primeiro período, e o rapaz voltou para casa (teso!) para as férias do Natal, e como não havia maneira de escapar às perguntas do pai, decidiu matar o gato. Quando chegou a casa, o pai perguntou logo pelo gato-prodígio, e o filho explicou: - Hoje de manhã, quando nos estávamos a preparar para vir para casa, o Boby estava sentado na poltrona a ler o jornal, e olhou para mim por cima dos óculos e perguntou: - Olha lá, Pedro, o teu pai ainda se anda a esfregar na filha do padeiro!!!??? - Ó Pedro, dá-me um tiro na merda do gato antes que ele conte isso à tua mãe!!! - Já dei, pai!!! - Lindo menino.

sábado, 4 de julho de 2009

Crise económica vai agravar-se "ainda mais"

"A crise financeira provavelmente já acabou, como foi anunciado, mas a crise económica vai agravar ainda mais e há uma terceira crise por trás de tudo isto, que é a crise da competitividade". João Salgueiro (economista)

Humor e o Riso

O sentido de humor "tem a ver com esta capacidade de pensar múltiplos sentidos e significados para uma determinada situação, flexibilizar o pensamento”, e o riso, a gargalhada, “que é o conseguir envolver o corpo neste processo mais físico e emotivo”.