sábado, 27 de junho de 2009

Como enfrenta os problemas?

“Dois homens observam a rua através das mesmas grades: um deles vê lama, o outro vê estrelas.” – Frederick Langbridge, A Cluster of Quiet Thoughts

Ser optimista é uma poderosa arma de gestão que aumenta a produtividade e contribui para um ambiente agradável. Ter sentido de humor no local de trabalho, liberta o stress, estimula a criatividade, reforça laços entre equipas, facilita a comunicação, diminuindo a probabilidade de existirem conflitos.

O optimismo parece ser um traço social desejado em todas as comunidades. Aqueles que são optimistas são geralmente melhor aceites, enquanto os que reflectem tristeza, pânico e histeria são pior aceites.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Negociar Crédito Habitação

Procura uma casa? Consulte uma entidade bancaria perto de si, esta pode pagar a sua casa e por sua vez "arrendar-lha", deixando-a lá viver para sempre, como nos contos de fadas.

O menos bom, é ter de pagar todos os meses uma "renda" elevada (chamados juros) e também pagar amortizações, parcelas do valor de aquisição da casa até ao último cêntimo.

domingo, 21 de junho de 2009

5 Erros de Liderança

1. Imprudência conduz à destruição.
2. Cobardia conduz à captura.
3. Ter comportamento impulsivo.
4. Honra delicada, sensível à vergonha.
5. Solicitude exagerada, expõe preocupação e problemas.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tens carinho pelo teu trabalho e pelo teu salário

"Gostas de trabalhar para nós. Tens carinho pelo teu trabalho e pelo teu salário. Mas conduzes um carro da concorrência. Onde está o erro aqui?". Esta frase faz parte de uma carta enviada pela BMW aos colaboradores que conduzem carros da Audi, Mercedes e de outras marcas da concorrência. Esta iniciativa da BMW já foi realizada por outras empresas como a Panasonic e a Toyota. In: Jornal de Negócios

terça-feira, 16 de junho de 2009

Delegar tarefas e controlar

Ao delegar você nunca transfere a responsabilidade pelo resultado, apenas a compartilha. Saber delegar algo é uma virtude, no entanto é fundamental acompanhar a evolução do processo e certificar-se de que tudo está a ser bem feito.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Espírito ganhador ou perdedor?

Quando estão em jogo questões ou decisões relevantes, terá inevitavelmente de haver ganhadores e perdedores, tudo decorre do grau de ambição de cada parte.

Claro que há sempre a hipótese de diluir o grau de ambição e lograr obter uma decisão consensual, mas, nesse caso, ambas as partes poderão ser verdadeiros perdedores.

domingo, 14 de junho de 2009

Pensamento

Pergunta-te sempre três vezes, como que cristaliza o pensamento e evita respostas irreflectidas, obriga as pessoas a analisarem devidamente a situação.

sábado, 13 de junho de 2009

Política

"Com grande frequência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos." (Arturo Graf)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Lidar com o constrangimento

O constrangimento em si é uma situação muito difícil de lidar seja para pessoas tímidas ou extrovertidas. Para lidar com os constrangimentos ter um comportamento assertivo é fundamental, isto é, uma pessoa deve expressar as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que, ao fazê-lo, ela evidencie ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor. É, por outras palavras, aquele que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aprender a lidar com pessoas difíceis

1. TANQUE DE GUERRA
Para lidar com este tipo, que é agressivo, rude, escandaloso e poderoso, é preciso impor respeito. O “tanque de guerra” gosta de confrontos, é acusador e raivoso, ele é o rei do comportamento agressivo e atrevido. Mantenha- se firme, mas não contra-ataque. O melhor é demonstrar autoconfiança e concentrar-se na síntese do problema, além de deixar claro que vocês estão do mesmo lado.

2. ATIRADOR DE ELITE
Dissimulado, ele prefere usar a sabotagem e comentários depreciativos. Este perfil exige que você aponte os holofotes, ou seja, coloque-o em evidência, tirando-o da toca. Quando as coisas lhe desagradam, ele tenta assumir o controle por meio do constrangimento e da humilhação. Ele é o rei das frases maliciosas e dos comentários sarcásticos.

3. GRANADA
Ele tem acessos de raiva e fúria desproporcionais às circunstâncias, mas que geralmente são em função da insignificância dada a ele. Geralmente consideram-se desrespeitadas e ignoradas. Mostre sua preocupação ao falar com ele, mas pode usar um tom de voz mais alto ao pronunciar o nome dele, porém sem agressividade. Responder com raiva é como apagar incêndio com gasolina.

4. SABE-TUDO
Essa pessoa sabe 98% de tudo, fala horas sobre qualquer tema, porém não ouve os demais. É importante que você também esteja completamente a par do assunto. Eles têm pouca tolerância para correcções e contradições. Esteja prevenido: você vai precisar voltar atrás com o “sabe-tudo” mais do que com qualquer outra pessoa difícil. Porém, se alguma coisa dá errado, ele apontará o culpado com a mesma autoridade: você! Seja, então, paciente, flexível e esperto ao apresentar suas ideias.

5. ELE PENSA QUE SABE TUDO
Induz facilmente os outros ao erro, pois é convincente na argumentação, mesmo não tendo domínio sobre o tema. Esse é um especialista em exageros, meias-verdades, jarrões, avisos inúteis e opiniões não solicitadas. Na verdade, necessita de atenção, então, dê. Reconheça a boa intenção dele e foque no que realmente interessa, entretanto sem ser ameaçador, resistindo à tentação de constrangê-lo. Mostre alternativas e o coloque ao seu lado.

6. PESSOA-SIM
Agradar a todos. Este é o objectivo da pessoa que só diz “sim”. Ela concorda com qualquer solicitação sem pensar nas consequências. Em geral, promete muito e realiza pouco, ela deixa as pessoas furiosas. Fale francamente sobre sua postura, mas sem ser ofensiva, e elogie sua honestidade. Depois de entender por que não cumpre as promessas, faça um planeamento com ela, inclusive com cronograma de actividades, e comemore a cada etapa vencida.

7. PESSOA-TALVEZ
Não consegue tomar nenhuma decisão quando é algo importante. Não gosta de pedir ajuda para não ‘incomodar’ ou deixar os outros ressentidos, nem quer ser portador de más notícias. Pessoas com esse tipo de personalidade não gostam de ser repreendidas, por isso evitam tomar decisões. Estabeleça uma zona de conforto e a mantenha motivada. Para lidar com ela, deixe de lado a impaciência, irritação e pressão.

8. PESSOA-NADA
Esta é invisível, ninguém sabe o que se passa pela cabeça dela, feedback não entra na sua rotina. Geralmente é uma pessoa tímida, pouco à vontade e insegura. Como acha que não tem nada de bom a dizer, prefere ficar calada na maior parte das vezes. A ideia é quebrar o gelo, e para isso não tenha pressa, faça perguntas abertas (não podem ser respondidas com apenas um sim), mostre a ela que o silêncio pode ter consequências negativas.

9. PESSOA-NÃO
Indolente e desencorajadora, esta pessoa leva os outros ao desespero por causa do seu pessimismo. Certa de que o errado nunca será corrigido, a pessoa “não” não hesita em proclamar em alto e bom som como se sente: “Esqueça isso, já tentamos antes. A melhor forma de lidar com ela é deixando o trabalho fluir e aproveitar na negatividade dela informações valiosas que somente uma visão pessimista consegue enxergar.

10. RECLAMADOR
É horrível conviver com pessoas assim. O reclamador mergulha de cabeça nos problemas, reclama incessantemente e para ela tudo está sempre errado. Neste caso, você terá, ainda que isso lhe custe muito, ouvir suas queixas. Calma, anote os pontos principais, assuma o controle e direccione o foco para a solução. Como ela generaliza as reclamações, mande que seja objectiva e só depois volte a falar com ela sobre o assunto. Agora se isso persistir, você deve impor limites com mais rigor.

Adaptado de "Aprendendo a lidar com pessoas difíceis"
Dr. Rick Brinkman e Dr. Rick Kirschner