quarta-feira, 25 de julho de 2007

Frases

Ás vezes ganhamos mais perdendo e repetindo a tentativa do que ganhando.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Perceber a Linguagem Corporal

Comunicamos tanto com o corpo como comunicamos com a fala, e facilmente um contradiz o outro. Compreender a linguagem corporal pode revelar-se muito útil na negociação: pode controlar a lingugem corporal, assegurando-se de que é consistente com o que está a dizer, e também ajuda-o a saber o que o seu adversário está a pensar.

domingo, 15 de julho de 2007

Pratique a Dramatização

A dramatização é um óptimo instrumento para se preparar para a realidade. É muito mais fácil colocar uma questão se ensaiou esse passo no dia anterior.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Determine os seus Limites

Antes de estabelecer objectivos, precisa de definir os limites dentro dos quais está disposto a negociar. Se, por um lado, não justifica estabalecer um limite tão alto que será inaceitável para a outra parte, por outro lado, há que ser positivo e destemido.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Defina Objectivos

A negociação será mais convincente se tiver os seus objectivos bem definidos. Tendo um resultado específico em mente, é mais fácil planear respostas às sugestões prováveis da outra parte.

domingo, 8 de julho de 2007

Planeie a Negociação

Numa competição, ganha aquele que estiver mais bem preparado, mental, ou fisicamente, e souber acerca da mesma. Antes de iniciar uma negociação, esteja preparado para enfrentar um processo de preparação que maximize as hipóteses de ganhar.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Frases

Ao iniciar uma negociação, é impossível estar demasiado preparado.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Frases

A negociação é o movimento de duas partes em direcção ao lado oposto.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Frases

"Que nunca negociemos por medo. Mas que nunca tenhamos medo de negociar."

(John F. Kennedy)

domingo, 1 de julho de 2007

Técnica de Divisão (Técnica do Salame)

Muitas vezes apelidada de técnica do salame, esta analogia prende-se com o facto de ser mais simples comer um salame quando este é cortado em pequenas porções. Esta técnica consiste em fragmentar a negociação ponto por ponto, sem globalizar os resultados parciais. Através de um conjunto de compromissos paralelos, a parte adversa tende a fazer mais concessões, nomeadamente se estas forem apresentadas aos poucos, conduzindo ao mesmo ou a melhor resultado final.
Numa estratégia ofensiva esta técnica permite ao negociador demarcar os pontos fortes, ordenando, então, a sequência das suas acções. Esta técnica pode ser englobada em diferentes estratégias e permite, igualmente, descobrir pontos fracos na parte adversa.

O método funciona também para uma estratégia defensiva, sobretudo se a parte interessada possui uma certa força e algum tempo. A resistência, ponto por ponto, conduz ao desgaste da parte contrária. Concorre, simultaneamente, para uma saída selectiva resultante de um compromisso limitado, sem que a posição de conjunto seja realmente afectada.