sexta-feira, 29 de junho de 2007

Frases

"O covarde nunca tenta, o fracassado termina e o vencedor nunca desiste."

(Norman Vincent Peale)

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Altos e baixos

Todo processo de negociação é marcado por altos e baixos, e raramente decorre num clima de tranquilidade, mas é essencial que haja flexibilidade das partes para se ajustarem ao vai vem de posições, termos e condições.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Distribuição dos ganhos

Dificilmente haverá ganhos em igual proporção para todas as partes, mas isto pode ser aceitável desde que todas as partes ganhem. Mesmo quando uma das partes é mais forte, a outra parte se dará por satisfeita se conseguir ganhar alguma coisa, ainda que pouca.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Habilidade e técnica

Negociar é encontrar soluções harmónicas para os interesses de todas as partes envolvidas no processo, exigindo habilidade e técnica para evitar a cultura errada de existir “um ganhador, e por sua vez um ou mais perdedores”.

domingo, 17 de junho de 2007

Comportamento assertivo

Milhares de pessoas têm descoberto que se tornar assertivo é um processo de aprendizagem possível e contínuo. Como a maioria das mudanças, o caminho da auto-asserção pode provocar reacções inicialmente adversas por parte das pessoas que o rodeiam. O caminho é colocar com pequenas asserções que tenham possibilidade de serem compensadoras e depois prosseguir com as mais difíceis. Sabemos que toda a mudança apresentar um custo, mas, a motivação intrínseca decorrente do comportamento assertivo provoca uma sensação de auto-estima gradativa altamente compensadora. O reforço social aparente que recebemos quando somos gentis e polidos vai sendo substituído pela sensação de auto-estima, auto-respeito e consolidando a mudança.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

A Comunicação Interpessoal (continuação)

No decurso da discussão, cada indivíduo intervirá em função da sua experiência, conhecimentos e perspectivas, quando quiser que o seu ponto de vista prevaleça, argumentará a fim de convencer o seu interlocutor.

domingo, 10 de junho de 2007

A Comunicação Interpessoal (continuação)

Cada pessoa é única e apresenta uma personalidade diferente. Sua singularidade e reacções próprias possuem histórico. Na sua formação, foi marcada por realidades, cultura, valores e grupos diferentes; meio familiar, meio escolar, meio do trabalho, abertura de espírito, cultura, etc...

sexta-feira, 8 de junho de 2007

A Comunicação Interpessoal

Comunicar-se bem não é apenas falar com clareza, fluência e correcção gramatical. Antes de tudo, comunicar-se é ter uma atitude compreensiva e interessada para com o outro. É o relacionamento que determina a qualidade da comunicação e não apenas a eficiência ao falar.